sábado, 29 de novembro de 2014

Resenha: Dom Casmurro

Comentário: Quando iniciei a leitura desse livro, fiquei um tanto entediada (espero que algum leitor aqui se identifique comigo). Mas é impossível não se prender na narrativa de Machado que conta a história de Bentinho e seu amor pela jovem dos olhos de cigana oblíqua e dissimulada, Capitu.
Acho que se você tem de fazer algum trabalho escolar sobre este livro e está com preguiça, devia criar coragem e ler, porque eu creio que não haverá arrependimento algum ao término da leitura.
Eu não me arrependi, e como eu sempre digo, a cada vez que leio um livro nacional, me encanto mais pela literatura brasileira. Este, como tantos outros, engrandece a literatura da nossa nação!
Sem mais delongas, vamos a resenha.


Resenha: Dom Casmurro, como as outras obras realistas de Machado de Assis, se passa no Rio de Janeiro, no século XIX, incluindo muitos detalhes da vida, costumes e até mesmo a arquitetura daquela época.
A história se inicia com Bentinho retratando como conseguiu o apelido de Dom Casmurro e depois ele começa a narrativa que conta desde a sua infância até o desfecho do conto.
Bentinho era filho de Dona Glória e morava com Tio Cosme, prima Justina e o agregado José Dias. Seu pai morrera quando era ele ainda pequeno e mudaram-se para a casa na cidade. Sua mãe, por ter dificuldades de ter filhos, quando Bentinho nasceu, o prometeu ao seminário. Porém algo estava para mudar essa sina.
A família era vizinha do "velho Pádua", pai de Capitu. Ela e Bentinho, desde pequenos estavam sempre juntos e prometeram entre si de se casarem, mesmo que para isso Bentinho tivesse de deixar o seminário.
E isto ocorreu, com ajuda do agregado José dias, Bentinho deixa o seminário e se casa com Capitu e depois de muitas dificuldades para arranjar um filho, nasce Ezequiel. 
A grande incógnita da história se dá quando o grande amigo de Bentinho, Escobar (ex-seminarista e comerciante) vem a falecer. No velório, por culpa de um olhar de Capitu, tudo desmorona. É a partir daí que se inicia a decadência do romance de Bentinho e Capitu. Mas o final, o leitor terá de tomar a conclusão por conta própria.
Capitu traiu, ou não, Bentinho?











Nenhum comentário:

Postar um comentário