quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Resenha: Lolita

Título: Lolita
Autor: Vladimir Nabokov
Editora: Alfaguara
Número de páginas: 365
Nota: 3/5

 Sinopse: Irreverente e refinado, este é um dos romances mais célebres de todos os tempos. É também uma aventura intelectual que não deixa ninguém indiferente, um relato apaixonado de uma sensualidade alucinada, uma autópsia implacável do modo de vida americano. De um lado, um homem de meia-idade, obsessivo e cínico. De outro, uma garota de doze anos, perversamente ingênua. "Lolita" é chocante, desafia tabus, escandaliza. O livro foi incorporada ao imaginário coletivo da modernidade, e até o nome da personagem tornou-se substantivo corrente, provas do alcance da genialidade do autor.

 Resenha: "Lolita, luz da minha vida, fogo da minha virilidade. Meu pecado, minha alma. Lo-li-ta: A ponta da língua faz uma viagem de três passos pelo céu-da-boca abaixo e, no terceiro, bate nos dentes. Lo. Li. Ta. Pela manhã, um metro e trinta e dois a espichar dos soquetes, era Lo, apenas Lo. De calças práticas, era Lola. Na escola, era Dolly. Era Dolores na linha pontilhada onde assinava o nome. Mas nos meus braços era sempre Lolita."
 Não existe uma lista sequer de livros pra se ler antes de morrer que não tenha 'Lolita'. Por esse motivo e pelo fato dele ser o livro da minha cantora preferida, eu resolvi lê-lo. Nas primeiras páginas eu fiquei super empolgada, mas as páginas foram passando e o livro ficou extremamente cansativo, eu custava ler ele. Só faltando algumas páginas pra acabar que ele voltou a ter emoção. Mas apesar de tudo isso, eu recomendo ele. 'Lolita' é um livro que as pessoas meio que tem obrigação de ler, é um clássico, e muito bom. É extremamente doentio, e genial ao mesmo tempo.
 Humbert Humbert é um homem de meia idade apaixonado pelas ninfetas: "Entre os limites etários dos nove e dos catorze anos ocorrem donzelas que, a certos viajantes enfeitiçados, duas ou muitas vezes mais velhos do que elas, revelam a sua vera natureza, que não é humana, e sim nínfica (isto é, demoníaca)." Ao mudar para a casa de Charlotte, nos Estados Unidos, ele se depara com a encantadora ninfeta Lolita, de apenas doze anos.
 Sim, o livro fala sobre pedofilia. É muito nojento em algumas partes, Nabokov faz você odiar cegamente H.H., tanto pelo jeito que ele fala das outras pessoas como sua paixão pelas ninfetas. Confesso que eu esperava muito mais do livro pelo o que ouvi falar, mas não deixa de ser uma grande obra.

E aí, vocês já leram 'Lolita'? O que acharam?


6 comentários:

  1. Sinceramente acho que esse livro é de um leitura muito dificil! E quando falo dificil, me refiro ao conteúdo em si! Principalmente por causa da pedofilia... Já lí livros parecidos, mas não a esse ponto.
    www.minhaestantedecasa.com.br

    ResponderExcluir
  2. É um dos clássicos que mais quero ler!

    Beijos!
    livrosdawis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oii, tudo bem??
    Quero muito ler esse livro, com certeza neste ano vou lê-lo ^^

    ResponderExcluir
  4. Oii, tudo bem?
    Eu não leria o livro pelo assunto que não faz parte do meu tipo, sua resenha ficou boa e sua opinião também :D
    Doce final de semana <3
    http://www.doceliterario.com/

    ResponderExcluir
  5. Ooi,
    Eu tenho muita vontade de ler esse livro, mesmo sendo um tema meio... Não sei a palavra certa, mas que irá me deixar assustada! Já tentei ver o filme mas desisti, então acho que vou ficar com o livro mesmo!
    Adorei o blog, já estou seguindo =3
    Beijos,
    Ana.

    Our Constellations

    ResponderExcluir
  6. Oi, Juliana! Já vi a personagem Alison de Pretty Little Liars lendo esse livro e sempre tive muita vontade de saber mais sobre ele! Não sei se gostaria muito de ler ele (por causa do "muito nojento" que você citou), mas enfim... Ótima resenha! :D

    Abraço

    http://tonylucasblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir